Eventos

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

«A Guerra de Deus», de Christopher Tyerman

A Guerra de Deus oferece uma nova visão de um dos mais decisivos acontecimentos da história: as Cruzadas. De 1096 a 1500, os cristãos europeus lutaram para reconquistar a Terra Santa e talhar o Médio Oriente, a Espanha Muçulmana e o Báltico Pagão à imagem do seu Deus. As Cruzadas são talvez o fenómeno mais conhecido e ao mesmo tempo mais incompreendido do mundo medieval, e nesta obra Christopher Tyerman procura recriar, desde as suas origens, aqueles séculos de violência exercida com intensa devoção religiosa. O resultado é uma incrível reinterpretação das Cruzadas, reveladas quer como acções políticas quer como manifestação da crescente identidade da comunidade cristã.

Esta surpreendente narrativa histórica está imbuída de figuras que se tornaram lendas – como Saladino, Ricardo «Coração de Leão» ou Filipe II. Mas Tyerman investiga para lá destes líderes, relatando como foi que centenas e centenas de cristãos – desde os Cavaleiros Templários aos mercenários e camponeses – abandonaram os seus lares, em nome do Salvador, para chegarem a territórios estrangeiros distantes, e como outros tantos defenderam o seu solo e conseguiram derrotar os invasores. Com ambas as análises, Tyerman explica a mistura contraditória de piedade genuína, ferocidade militar e pura ganância que motivaram gerações de cruzados. O autor oferece também uma visão única para a maturação de um cristianismo militante que definiu a identidade europeia e que influenciou decisivamente os antagonismos cíclicos entre o mundo cristão e o muçulmano.

Baseado nos mais recentes estudos e narrado com grande entusiasmo e autoridade, A Guerra de Deus é o relato decisivo de um momento fascinante mas também horroroso da história que continua a ensombrar o mundo contemporâneo.


«Christopher Tyerman, que lecciona história medieval em Oxford, oferece neste novo e maciço estudo das Cruzadas uma introdução ao leitor… Cheio de detalhes fascinantes… A Guerra de Deus é uma pesquisa excepcional, actualizada e de leitura fácil do movimento das Cruzadas… Na era crédula de O Código Da Vinci, Tyerman oferece um intenso, informado e são relato de uma das mais características e extraordinárias manifestações da Idade Média Cristã.» – Eamon Duffy, New York Review of Books

«Desafiando as concepções tradicionais das cruzadas, como a impossibilidade de manter Jerusalém, Tyerman acredita que foi o enfraquecimento do poder papal e a ascensão dos governos seculares na Europa que condenaram ao fracasso o impulso das cruzadas. Este é um livro maravilhosamente concebido, escrito e fundamentado.» – Robert Andrews, Library Journal


A Guerra de Deus: Uma Nova História das Cruzadas
Tradução: Manuel Marques & Maria José Miranda Mendes
1ª edição: Junho de 2009
ISBN: 978-989-622-098-3
Formato: 160*240 mm
Nº de páginas: 992 + 16 il.
Preço: 26,00 €

Sem comentários:

Enviar um comentário