Eventos

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

«Portugal: Ensaios de História e de Política», de Vasco Pulido Valente

A história de Portugal contada por Vasco Pulido Valente, desde as invasões francesas até aos nossos dias, numa obra que reúne textos já publicados mas também inéditos e que se lê de um fôlego.

O liberalismo português, a queda da monarquia e a ascensão da República, a Monarquia do Norte, são todos acontecimentos relatados pelo historiador através de uma escrita empolgante.
O nascimento do Estado Novo é nestas páginas amplamente descrito, assim como a ascensão de Marcello Caetano e a sua tentativa de revitalizar a Acção Nacional Popular até à sua deposição a 25 de Abril de 1974, revelando com detalhe os anos de governação marcelista até ao exílio.

O «25 de Abril», como o analisa historicamente, e os anos do PREC constituem também momentos-chave desta obra fundamental para a compreensão dos séculos XIX e XX em Portugal.

Vasco Pulido Valente é um dos mais influentes opinion makers portugueses — as suas crónicas no jornal Público são lidas atentamente por todo o país. Como comentador, assina igualmente uma crónica semanal na estação televisiva TVI, onde aborda os principais assuntos da actualidade. Investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais, Vasco Pulido Valente desenvolve aí a sua investigação sobre os séculos XIX e XX, e conta com extensa obra publicada, nomeadamente Ir Prò Maneta, Um Herói Português e A Revolução Liberal, todos livros publicados pela Alêtheia Editores.

1ª edição: Abril de 2009
ISBN: 978-989-622-162-1
Formato: 130*220 mm
Nº de páginas: 336
Preço: 16,00 €

Sem comentários:

Enviar um comentário